terça-feira, 2 de junho de 2009

Estamos mesmo a progredir...

Já falámos dos carros no futuro, televisões no futuro, telemóveis no futuro, etc. , mas então e há provas que estamos mesmo a progredir?!

Bem, podemos dizer que sim! Vou vos falar do caso do computador Magalhães.

Magalhães, é um computador, portugês, portátil criado para todas as crianças de Portugal do 1º ciclo que é óptimo para lhes ajudar a desenvolver as suas capacidades.



Esta é mais uma das provas que nos mostra que estamos realmente a "avançar".

Prial

Contolo cerebral...

Não era bom se podessemos ligar a televisão, regar as plantas, ligar o radio sem comando?

Pois é, pode parecer muito estranho, mas a Honda criou o Brain-Machine Interface (BMI), que tem como objectivo controlar dispositivos com a mente.
São vários os exemplos que a Honda dá de aplicação desta tecnologia, desde o simples controlo do ar condicionado, até complexos sistemas robóticos.
Na demonstração da Honda, um funcionário da empresa controla mentalmente o movimento de um robô.

Vê o video, é bastante interessante!



Informação retirada de: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=3445

sábado, 23 de maio de 2009

Vestuário intelegente: uma moda terapêutica

O vestuário inteligente está na moda e permite diversas aplicações, sendo concebido de forma a melhorar a actividade diária. Constitui um mercado que já explora possibilidades infindáveis desde a medição da temperatura corporal à monitorização dos sinais cardíacos passando pela ajuda na eliminação de toxinas.

Energia sem fios já no horizonte

A transmissão de energia sem contactos já não é uma utopia, mas a sua aplicação à vida quotidiana e ao funcionamento de electrodomésticos sem fios não está no horizonte imediato.
Teoricamente, é admissível todo o tipo de aplicações futuras deste tipo de transmissão eléctrica, mas a prioridade está a ser dada ao carregamento remoto de telemóveis e dispositivos electrónicos do mesmo tipo.


Retirado de:http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=3445

Bateria capaz de carregar em dez segundos


Dois cientistas norte-americanos desenvolveram um modelo de bateria capaz de acelerar rapidamente uma viatura ou de recarregar um telemóvel em apenas dez segundos.Uma vez produzido industrialmente, será mais pequena e mais leve que os modelos actuais e poderão ser recarregadas mais rapidamente.

Retirado de:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=3445

Relógio do Futuro


O novo relógio de pulso da Thanko chegou para convencer a todos que ele pode levar tudo que o usuário precisa. Conta com reprodução MP3, MP4, WMA, AVI, tela de 1.8 polegadas, câmera de vídeo integrada capaz de gravar em qualidade VGA, permite visualizar imagens JPEG e mostrar arquivos TXT.
Conta com memória interna de 4GB e integra conector mini-USB. Sua autonomia é de 3 horas e meia de reprodução. Apenas disdisponível no Japão.

Retirado de:
http://www.insidetechno.com/2008/12/14/thanko-lanca-o-relogio-do-futuro/

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Carteira Escolar do Futuro.



A carteira digital, chamada de Trapezi, estará conectada na Internet e também em rede, com outras carteiras da classe, por exemplo. Além disso, o equipamento irá reunir a tecnologia de Livros Digitais, onde os alunos podem folhear e até mesmo escrever numa espécie de caderno digital. Outra vantagem deste projeto é a utilização do sistema de Avatares, para síntese de fala, onde o aluno tem um personagem lendo para ele textos e livros que estejam disponíveis no sistema.
A diferença entre a carteira e sistemas convencionais, como laptops e computadores de mesa, está na interface. No projeto Trapezi, ao invés de utilizar o mouse ou canetas óticas, todo o reconhecimento dos comandos é realizado apenas com os gestos humanos, como balançar as mãos, aproximar o rosto, ou tocar uma superfície de forma múltipla

quarta-feira, 20 de maio de 2009

telemóveis do futuro

Como serão os Telefones Móveis do Futuro?
A Tecnologia é algo que nunca saberemos até quanto longe poderá ir, e se há alguns anos pensavamos que o telefone móvel era uma realidade impossível, hoje faz parte integrante (e indispensável) das nossas vidas, da mesma forma que nunca saberemos até onde poderá ir o seu desenvolvimento e que potencialidades nos poderão trazer...
Como será o telefone móvel do futuro?
Ninguém sabe neste momento, mas ficam aqui algumas "ideias"...

retirado de:http://4comunication.blogspot.com/2008/12/como-sero-os-telefones-mveis-do-futuro.html

o rato para computador do futuro


O rato é um periférico de entrada que historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato tem como função movimentar o cursor pelo ecrã do computador. O formato mais comum do cursor é uma seta, contudo, existem opções no sistema operacional e softwares que permitem personalizarmos o cursor do rato. O rato funciona como um apontador sobre o ecrã do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar (drag and drop) . E este é o rato do futuro.


A casa do futuro!

Já pensaste como serão as casas no futuro?!

Máquina de lavar a roupa no futuro...

A Flexibe Distance (nome da máquina de lavar a roupa,do futuro), criada por Simona Iuculano e Ye Xiao Dong, pode ser colocada em qualquer lugar da casa.



Mas não é só o apelo visual que destaca este produto, a interface dos controles também é inovadora (para uma máquina de lavar). Os comandos ficam na parte de dentro da máquina e pode ser vista dos 4 lados da máquina.



É só configurar com a máquina e fechar a tampa.
Para acompanhar o que ela está fazendo pode se ver no "relógio" de funções, um monitor lcd na tampa que informa o "status" da Flexibe Distance.

Adaptado de: http://www.andafter.org/publicacoes/maquina-de-lavar-do-futuro_204.html

A dependência dos adolescentes no computador!

Observando os jovens do século XXI, estão cada vez mais viciados pelo computador, geralmente começam a utilizá-los na primária, e assim sofrendo com o vício, sofrimento esse causado com a ajuda dos pais que não observam esse acontecimento. Atropelar as crianças na calçada, pegar um tanque de guerra e dar tiros na população de uma cidade virtual, matar, disparar mísseis em qualquer coisa que se mover na sua frente, monstros, zumbis, anjos , guerreiros heróis , sangue e guerra , carros envenenados, esses são apenas alguns dos ambientes dos jogos para computador em que pré-adolescentes e adolescentes , as vezes crianças , com pais desatentos ou mesmo ausentes , estão expostos. Passam tardes interiras e às vezes noites em claro entretidos com jogos de ação, algumas vezes violentos e obscenos em lan-houses ou mesmo dentro da própria casa jogando on-line com qualquer pessoa do planeta. Apenas mais um dos “perigos” que os adolescentes estão expostos hoje em dia, mesmo a própria Internet com chats,blogs,
pornografia em geral , podem levar o jovem a dependência. Existem leis para diminuir essa exposição, mas raramente são cumpridas e abusos sempre podem acontecer, efeitos colaterais como redução do desempenho escolar e distúrbios de comportamento podem ocorrer.

http://www.assespropr.org.br/uploadAddress/Dependencia_Causada_pelo_Computador_na_Adolescencia.pdf

E no futuro, como se parecerão as máquinas fotográficas?

Já há algumas décadas que o design básico de câmeras fotográficas têm sido sempre o mesmo, aquela caixa com o botão no topo e a lente na frente, óbvio, variando apenas entre estar no centro ou deslocada para a esquerda.
Aqui seguem três designs conceituais que mostram como podem vir a ser algumas das câmeras no futuro.

A Canon Snap é a mais simples e ‘direto ao ponto’ delas, ela encaixa no dedo, e pode se tirar com facilidade fotos com apenas uma mão.



Kodak 1881, uma discreta câmera escondida. A máquina pode ser operada sem ser tirada do pescoço, e as fotos são exibidas em seu interior, tal e qual como um antigo medalhão.



A Nikon 360, ela permite ao usuário capturar fotos de todo o panorama do ambiente sem ser necessário mover a câmera, mas apenas seu topo. Como seu formato pode tornar difícil o nivelamento, ela tem um indicador de nível de inclinação.



Informação retirada de: http://cybervida.com.br/e-no-futuro-como-se-parecerao-as-maquinas-fotograficas

O futuro da lâmpada


Específica para uso decorativo, direciona o facho de luz com foco bem mais preciso que as lâmpadas comuns. É 77% mais econômica que uma incandescente de 30 watts e tem vida útil de 20 000 horas.
Com potência equivalente à das lâmpadas incandescentes de 40 watts, consome até 80% menos energia. Tem vida útil de 45 000 horas - 45 vezes mais que as lâmpadas incandescentes e dez vezes mais que as fluorescentes.
Retirado de:http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_467603.shtml

Mp3 do futuro...


Protótipo de portátil player pode reproduzir tanto MP3 como CD.

O DMP é um projecto de tocador de portátil de mídia digital que reúne em um só aparelho, carasterísticas que nunca tinham sido colocadas num MP3 player, que também reproduz CD'S.

O gadget é um protótipo que, por enquanto, não tem previsão de chegada ao mercado.

Mais informações...

Quando se usa na posição fechada, o DMP é um MP3 player de aparência normal, como a de muitos outros. Porém, quando o usuário "abre" o aparelho, é possível encaixar o leitor de CD'S.

Adaptado de: http://infook.blogspot.com/2007/08/mp3-do-futuro.html

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Helicóptero do futuro




O helicóptero, denominado Libélula, é de uma concepção muito simples. Consiste num colete em fibra de carbono com um rotor movido por dois pequenos foguetes fixos às suas pás alimentados por dois reservatórios de peróxido de hidrogénio. A colocação da força nas extremidades das pás elimina o efeito de reacção que faria com que o seu utilizador rodasse à mesma velocidade em sentido contrário. Genial e seguro, pelo menos em teoria. Quem o afirma são os seus inventores, a empresa Tecnologia Aeroespacial Mexicana (TAM), que comercializa o engenho para todo o mundo.
Não sabemos se já houve compradores, assim como não sabemos o preço de um tal dispositivo... Todo o segredo reside no pequeno foguete que mede cerca de 25 cm de comprimento e possui um diâmetro de apenas 4 cm e que, não obstante, oferece um impulso de 2200 libras.

A Impressora do futuro



A impressora não terá adaptador de energia, e funcionará ligada por cabo USB ao computador. A cabeça de impressão será removível para ocupar menos espaço .

A Bicicleta do futuro


A bicicleta foi inventada no século XIX pelos europeus. Muitos anos já se passaram desde a sua invenção, mas parece que ela deixou de evoluir (ou evolui muito lentamente), podemos ver isso pela sua mecânica, ainda é o mesmo esquema de catracas e rodas com aros do passado.
No mundo existem cerca de 1 bilhão de bicicletas, tem países que elas são usadas como principal meio de transporte, portanto, eu não acharia ruim se o projeto abaixo se tornasse realidade, pois de todos os que eu vi na internet, foi o que mais me chamou atenção pela inteligência do design.

Os Oculos do futuro


Estamos entrando em uma fase em que os óculos eletrônicos com visor lcd , som estéreo embutido e lentes especiais estarão se tornando cada vez mais comuns. Até o momento estes óculos são importados e caros mas eu creio que dentro de 2 ou 3 anos eles vão se tornar muito comuns e acessíveis aqui no Brasil . Basta observar a quantidade de modelos que estão sendo lançados no exterior. Veja o caso do óculos da foto , por exemplo. Trata-se do modelo Teleglass T4-N que possui uma tela lcd embutida e que dá a sensação ao usuário de estar assistindo uma tv de 45 polegadas a 1,8 metros de distância. Ele custa caro no momento : 1150 dólares , alias hoje não é tão caro assim já que o dólar está em baixa..

O Avião do futuro













Alguns pesquisadores holandeses resolveram projectar o avião do futuro - “um avião ultra-ambientavelmente correcto” dizem eles. Em vez do vulgar “tubo com asas”, o avião do futuro irá parecer-se com um disco voador. Os pesquisadores afirmam que o projecto final não será um disco voador realmente nem como os aviões de hoje que já atingiram o seu pico de desenvolvimento.
Trata-se do Projecto CleanEra (”Era Limpa”) que começou em Maio de 2007 e terá uma duração prevista de 4 anos. O objectivo consiste em criar um avião que será quase neutro em termos de produtos poluentes e terá como capacidade 125 passageiros. Mas como nós (seres humanos) temos a mania das grandezas (estou a mentir?) obviamente que não se parará por aí.

tirado de:http://www.tugatronica.com/aviao-do-futuro-ultra-ambientalmente-correcto/

O Relogio do futuro


Quantos relógios já não quebramos em situações como tombos, prática de esportes ou por conta daquele amigo chato que fez questão de te jogar na piscina sem aviso prévio.
Agora imagine um relógio que pode ser “colado” em sua pele ou em sua mochila, como um adesivo. Projetado para uso em situações como natação, esportes radicais, laboratórios, o TimeFlex é a solução pefeita. Você fixa o relógio e simplesmente remove e joga fora quando não precisar mais.
Feito com uma tecnologia de tela flexível e com baterias ultra finas embutidas, localizadas em uma fina camada do relógio. Pode ser dobrado e enrolado como papel.
Aposto que você quer saber o preço, certo? Infelizmente, trata-se apenas de um conceito, mas a perspectiva é que esteja no mercado em um futuro próximo e a um preço bastante acessível. Eu vou querer uma caixa!

quarta-feira, 6 de maio de 2009















Esta cadeira inteligente tem incorporada em si vários sensores que monitoram a nossa tensão muscular e se ajusta automáticamente ao nosso corpo para nos proporcionar o máximo de conforto possível, ainda inclui um controle sensível ao toque (Touch screen), semelhante a um PDA no braço esquerdo da cadeira para que possamos perso



nalizar a cadeira do jeito que a gente quiser.







tirdo de:http://daredacao.com/2008/05/28/cadeira-do-futuro/

O carro do futuro



Você já pensou em um carro que desamassa a lataria sozinho, sem você precisar ir ao funileiro. Isto vai demorar um pouco para acontecer, mas com a ajuda da nano tecnologia isto não está tão longe do nosso alcance.
Além disso terá também uma pintura a prova de riscos, o que seria muito bom também porque, várias pessoas quando saem da garagem com o carro, acaba sem querer ralando a parte do lado do carro.
Com vidros que escurecem sozinhos e banco bactericida, seria muito bom para seu bem estar dentro do carro. O difícil será conseguir produzir esses carros, pois com esses benefícios não será fácil produzi-lo.

Carros do futuro

Já pensaste como serão os carros no futuro? hummm...
Aqui vão uns videos a mostrar uma pequena apresentação sobre os carros no futuro.







É muito radical,vê e comenta ;)

domingo, 3 de maio de 2009

Carro a energia solar

Os carros com energia solar nos últimos anos do século XX aumentaram as pesquisas para o seu desenvolvimento, após o estabelecimento de regras restritivas sobre as emissões poluentes. Em muitas universidades, os investigadores começaram a encarar a utilização de veículos movidos a energia solar. O problema residia no facto de os colectores solares para instalar nos automóveis, serem muito volumosos. Continuam porém a ser desenvolvidos muitos esforços no sentido de se conseguir solucionar esse problema. Há várias instituições mundiais a tentarem solucionar este obstáculo.
Os carros movidos a energia solar ainda têm alguns problemas por resolver, como tornarem-se operacionais numa base diária, seja de dia ou de noite. Continua surgir modelos novos modelos, visando solucionar os problemas ainda existentes, procurando-se que por todo o planeta haja contributos positivos. O conceito de carros com energia solar oferecerá sempre uma alternativa segura á utilização de combustíveis de origem fóssil, o que só por si já é um benefício para todos nós.
Podem ver aqui o carro a energia solar:

sábado, 2 de maio de 2009

A evolução do aparelho de telefone:

O telefone foi sem dúvida um dos mais importantes inventos do gênio humano.
O mundo jamais foi o mesmo depois que Graham Bell, em 1876, fez a sua primeira transmissão telefônica.
De lá para cá, embora os aparelhos de telefone tenham mudado, o conceito mantém-se o mesmo.
este foi o primeiro passo:


terminal de parede em 1881



telefone doméstico 1892
modelo para casas em 1893
telefonista em 1897
nascimento do clássico


w48 o elegante da siemens
novos desenhos
o popular diavox
o nacional multitel
três em um da panasonictelefone linksys pela internet
Medicina e tecnologia da informação criam novas profissões

A medicina une-se cada vez mais à tecnologia de ponta - robôs servem de assistentes de médicos, surgem sofisticados programas de diagnósticos por imagem, cirurgias e pacientes já são monitorados a distância.
Este fenómeno não só cria novas profissões como exige a educação continuada dos profissionais da saúde, bem como abre frentes para especialistas de outras áreas que nunca imaginaram atuar neste campo.
Médicos tornam-se executivos, físicos trabalham em hospitais e engenheiros começam a estudar medicina.

http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/estagios/info/artigos_140305.htm

vantagens e desvantagens do telemóvel


Vantagens
1-Comunicação em tempo real, com possibilidade de visualizar imagens, sem estar pendente de fios.
2-Estar comunicável 24 horas por dia em qualquer sítio.
3-Possibilidade de ter acesso a uma gama de serviços, que vão desde a consulta do saldo bancário, visualizar mensagens e saber as últimas do futebol.

Desvantagens
1-Ser interrompido, em diversas situações pelo seu toque ou curiosidade em saber quem chama.
2-Quebrar o diálogo directo, já que é mais fácil mandar uma mensagem ou falar via telemóvel.
3-A saúde, já que existem estudos em que provam que o uso de telemóvel é prejudicial á saúde.
4-O desrespeito pelas pessoas que evitam este meio de comunicação, e não são obrigadas a ser bombardeadas com este tipo de radiações.


http://www.eb23-ribeira-neiva.rcts.pt/evt/Telemo.htm

Situações de perigo na Internet :

Conteúdos: Pornografia, Racismo, Violência, Droga, Jogos, Informação incorrecta e perigosa.

Contactos: Correio electrónico não desejado e conversação com estranhos em salas de conversa.

Comércio: Invasão da privacidade através da publicidade não desejada e falta de transparência entre a publicidade e o conteúdo.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cadeira do futuro

Esta cadeira tem incorporada em si vários sensores que monitoram a tensão muscular e se ajusta automaticamente ao corpo para proporcionar o melhor conforto possível!!


Cama do futuro

Pois é!!
Esta cama permite ouvir música digital, gravar e ver vídeos, controlar a temperatura, acessar á internet em banda larga e mais, para o ronco da pessoa que está a dormir ao lado.
A cama vai-se chamar Starry Night Sleep Technology Bed traduzido para português "Cama tecnológica para uma noite de sono estrelada".
Aqui está uma prova que exite mesmo uma cama do futuro!!

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u362034.shtml

quarta-feira, 29 de abril de 2009


A dependência do telemóvel

O telemóvel foi criado em 1956, mais precisamente a 16 de Outubro. Este equipamento nos dias de hoje é praticamente indispensável. Estar incontactáveis é praticamente impossível, vivemos reféns desta nova tecnologia.
Cada vez mais, crianças de tenra idade tem um contacto muito próximo desta tecnologia, primeiro com uma pequena imitação, que encontramos à venda em qualquer superfície comercial, mais tarde com o tem o seu próprio aparelho.
Nas gerações mais novas tem a sua utilização como uma extensão da sua própria vida, ficam horas junto numa mesa sem trocar uma única palavra, simplesmente a comunicar pela via móvel. O telemóvel é muito mais do que um equipamento que serve para telefonar, serve também para tirar fotografias, filmar, enviar mensagens, jogar ou simplesmente enviar um toque.
Ter um modelo mais actualizado é uma preocupação constante, preocupação essa que, abrange todas as idades e classes, a competição para ver quem tem um modelo mais actualizado é uma preocupação primordial.
A dependência desde aparelho e abrangente a todas as classes sociais e a todas as idades, nos dias que correm quase ninguém consegue viver sem um aparelho de telecomunicação móvel, ligado 24 horas por dias. Há pessoas que tem vários aparelhos com números diferentes, Tal é a sua dependência, esquecerem-se do telemóvel em casa é uma dor de cabeça .

O telemóvel solar


A pensar no futuro e no meio ambiente, a Sharp acaba de anunciar um telemóvel à prova de água que utiliza a energia solar para se manter em funcionamento. O equipamento, que estará à venda no Japão a partir de Junho deste ano, permite o carregamento de 80 por cento da bateria através da luz solar graças a um pequeno painel embutido. Em apenas dez minutos de exposição solar, o equipamento ganha bateria para alguns minutos de conversação ou duas horas em espera.
retirado do

http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/sharp_apresenta_telemovel_solar_990673.html

terça-feira, 28 de abril de 2009

Caneta do futuro

É isso mesmo.
Uma tecnologia (que a propósito, não é nova) permite que a caneta, feita de uma ponta de um aço especial, "solte partículas" do metal, escrevendo assim no papel.
Muito interessante, e até barato.
Aqui têm um vídeo a confirmar, que existe mesmo a caneta do futuro!!!

http://www.youtube.com/watch?v=5sWB3RzFXSw

quinta-feira, 23 de abril de 2009


Já reparaste como irão ser os computadores, não daqui a 2 ou 3 anos, mas daqui a 50, ou talvez 100 anos? E o que eles poderão fazer?
Para isso precisamos de saber até que ponto os computadores podem avançar. Por inatingível e distante que possa parecer, existe um limite para tudo como para os computadores. No início do século, os "computadores" não passavam de simples máquinas de calcular ou de ler cartões perfurados que eram construídas usando engrenagens e relês. Para que as máquinas podessem funcionar era a "energia", portanto a própria força do operador, que era preciso girar uma manivela a casa operação.No final da década de 50, as coisas já haviam melhorado um pouco, os computadores já passaram a ser construídos usando transístores, que não eram lá tão menores que as válvulas usadas durante a década de 40, mas que já eram bem mais eficientes e confiáveis.
E agora já há computadores com Webcam, gravar um clip de voz, mandar piscadelas uns para os outros etc..


TECNOLOGIA AMIGA DO AMBIENTE ( PILHAS SOLARES )

Actualmente, a maior parte da energia é produzida com a utilização de combustíveis fósseis. Mais de 80% do abastecimento mundial de energia provêm dos recursos fósseis ,ou seja o petróleo, gás natural e carvão. Ora, isto é inerentemente insustentável, uma vez que a preservação dos recursos naturais é de uma importância vital para proteger o nosso futuro.
As tecnologias das energias renováveis desempenham um papel crucial no campo da energia do futuro. Fotovoltaica (energia solar) utiliza pilhas solares para transformar a luz directamente em electricidade. Estas pilhas solares utilizavam tradicionalmente o silicone como um componente chave, mas uma investigação intensa está a desenvolver pilhas de polímero como fonte de energia solar do futuro.
As pilhas fotovoltaicas de polímero oferecem várias vantagens. São mais leves dos que as de silicone (o que se torna importante para pequenos sensores autónomos), menos dispendiosas, flexíveis, e oferecem grande maleabilidade em termos de desenho. Existe uma larga variedade de potenciais aplicações para este tipo de pilhas, incluindo motores de carros, televisões, telemóveis.
A eficiência das pilhas solares de polímero também se degrada com o tempo devido aos efeitos ambientais, tornando essenciais as boas coberturas protectoras. Contudo, é claro que, no futuro, as pilhas solares de plástico serão uma fonte alternativa de electricidade viável a baixo preço, com a capacidade de se moldarem a qualquer forma e tamanho para se adequarem a uma vasta gama de aplicações.
No futuro, pilhas de um ainda mais avançado polímero vão permitir a produção de uma película fina de polímero que possa ser enrolada em folhas. Faz com que seja possível serem cortadas e colocadas grandes secções de películas de pilhas solares em superfícies curvas – o que actualmente é difícil de conseguir.

televisão do futuro



A TELEVISÃO DO FUTURO
Nunca se falou tanto em renovação tecnológica e de conteúdo na televisão .
A renovação de conteúdo não se limita mais à produção de programas melhores do ponto de vista da qualidade cultural e informativa. O que desafia é inovar com os recursos que a tecnologia nos oferece: melhores imagens, do ponto de vista da definição, do contraste, do brilho e, tão logo disponha de conteúdos especiais, com a tridimensionalidade. O grande salto agora tem de ser a TV em 3D.