quinta-feira, 23 de abril de 2009



TECNOLOGIA AMIGA DO AMBIENTE ( PILHAS SOLARES )

Actualmente, a maior parte da energia é produzida com a utilização de combustíveis fósseis. Mais de 80% do abastecimento mundial de energia provêm dos recursos fósseis ,ou seja o petróleo, gás natural e carvão. Ora, isto é inerentemente insustentável, uma vez que a preservação dos recursos naturais é de uma importância vital para proteger o nosso futuro.
As tecnologias das energias renováveis desempenham um papel crucial no campo da energia do futuro. Fotovoltaica (energia solar) utiliza pilhas solares para transformar a luz directamente em electricidade. Estas pilhas solares utilizavam tradicionalmente o silicone como um componente chave, mas uma investigação intensa está a desenvolver pilhas de polímero como fonte de energia solar do futuro.
As pilhas fotovoltaicas de polímero oferecem várias vantagens. São mais leves dos que as de silicone (o que se torna importante para pequenos sensores autónomos), menos dispendiosas, flexíveis, e oferecem grande maleabilidade em termos de desenho. Existe uma larga variedade de potenciais aplicações para este tipo de pilhas, incluindo motores de carros, televisões, telemóveis.
A eficiência das pilhas solares de polímero também se degrada com o tempo devido aos efeitos ambientais, tornando essenciais as boas coberturas protectoras. Contudo, é claro que, no futuro, as pilhas solares de plástico serão uma fonte alternativa de electricidade viável a baixo preço, com a capacidade de se moldarem a qualquer forma e tamanho para se adequarem a uma vasta gama de aplicações.
No futuro, pilhas de um ainda mais avançado polímero vão permitir a produção de uma película fina de polímero que possa ser enrolada em folhas. Faz com que seja possível serem cortadas e colocadas grandes secções de películas de pilhas solares em superfícies curvas – o que actualmente é difícil de conseguir.

2 comentários:

  1. Esta mensagem tem muita informação útil! E as pilhas são vantajosas,pois não causam danos ao meio ambiente.

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido nada sobre pilhas solares!! Mas deve ser muito intressante ter essas plilhas solares e o meio ambiente não é tão prejudicado.

    ResponderEliminar